sábado, 6 de abril de 2013

Resenha - "Deus Existe"


“Deus Existe” (“The Genius Club”, 2006, produção independente escrita e dirigida por Tim Chey, EUA) é um filme de suspense que, de forma sutil, leva o público a refletir sobre o sistema de relações políticas, sociais e econômicas existente no mundo. Armand é um pensador revolucionário que plantou uma bomba embaixo da cidade de Washington DC. Ele ameaça detoná-la se um seleto clube de gênios não conseguir resolver todos os problemas do mundo em uma única noite. O presidente convoca sete americanos com QI superior a 200: Um professor de matemática vencedor de um Prêmio Nobel, uma cientista, um seminarista, uma dona de cassino, um jogador de baseball, um entregador de pizzas e uma mulher que luta contra o câncer. Na véspera do Natal, o grupo é reunido em um depósito, onde Armand inicia um jogo. Se os sete, mais o preocupado presidente e o irritável agente Brian, não conseguirem marcar mil pontos antes do amanhecer, todos morrerão. Durante a madrugada, Armand faz várias perguntas a eles expondo as falhas da humanidade e detalhes minuciosos de problemas comuns a todos. Entre os assuntos debatidos estão a viabilidade e os efeitos do capitalismo, os motivos menores das guerras, a existência de Deus, a política e os vícios pessoais.
Cada um deles tem uma história pessoal e um segredo. No decorrer do filme, as máscaras que todos usam acabam por cair, revelando as verdadeiras personalidades dos presentes. Em algum momento, todos são forçados a enfrentar algo do passado e usar isso para conseguirem mais pontos ou, no mínimo, ter uma epifania.
Embora passe por temas já debatidos e sem resposta definida, “Deus Existe” é pioneiro por fazer uma abordagem nova, sob a luz de um grupo que necessita achar respostas para sobreviver. O sistema de pontuação utilizado por Armand é muito subjetivo e os pontos são dados por cada resposta recebida sem que se tenha um padrão ou critério. O dito terrorista mostra ter um conhecimento e uma relação próxima com o agente Brian, da guarda pessoal do presidente, e por vezes o público é levado a pensar que Brian é o protagonista da história – reforçado pelo fato de ele ser o narrador de abertura. Ele também é a ligação daquele pessoal com o lugar onde está a bomba, e aquele que se dispõe a descobrir a senha que a desativa.
O cenário principal do filme é o depósito com a mesa e a tela onde os debates acontecem. Devido a isso, poucas vezes são utilizados ângulos abertos, sendo predominantes os closes. As cores escuras e os vídeos de Armand na penumbra reforçaram o clima de suspense e ação rápida. Nas cenas externas, porém, há excesso de cores e luzes. Também é possível notar, embora o elenco tenha sido bem escolhido e bem orientado, um certo exagero em emoções mais fortes, como raiva e tristeza.

4 comentários:

  1. alguem sabe me dizer qual objetivo do personagem q criou a bomba?

    ResponderExcluir
  2. (Opinião minha, levando em conta tudo o que é mostrado no filme) Já é sabido que quase ninguém pensa nos assuntos propostos ali. Provavelmente chegou um dia em que ele parou e disse "Se ninguém pensa, eu vou fazê-los pensar", e armou a bomba pra que eles não se desviassem das reflexões. E, talvez, se não conseguissem, que fossem todos pro vinagre de uma vez

    ResponderExcluir
  3. Por não se tratar de uma resenha crítica ficou muito unilateral e o filme é cheio de defeitos.
    E dizer que houve excesso de expressão emotiva é quase um pecado, a minutos para suposta detonação eles param e vão relatar experiências pessoais e a falta de desespero e apelo emocional é irritante sem falar na trilha sonora totalmente fora da sincronia com as cenas.
    Mais o filme explorar bem a parte da reflexão do enredo principal.

    ResponderExcluir
  4. Por não se tratar de uma resenha crítica ficou muito unilateral e o filme é cheio de defeitos.
    E dizer que houve excesso de expressão emotiva é quase um pecado, a minutos para suposta detonação eles param e vão relatar experiências pessoais e a falta de desespero e apelo emocional é irritante sem falar na trilha sonora totalmente fora da sincronia com as cenas.
    Mais o filme explorar bem a parte da reflexão do enredo principal.

    ResponderExcluir